segunda-feira, 19 de setembro de 2011

A origem do apelido Sousa

O apelido Sousa, provém segundo alguns autores, de um pequeno rio, com umas 9  (nove) léguas de curso, existente em Portugal, no distrito do Porto, o qual já era mencionado em documentos antigos, do século X, sob a denominação de SAUSA, em latim bárbaro.

Conta-se que uma família daquela região “adotou”, como apelido da mesma, o nome do rio, mas com grafia modificada para SOUSA”.

Um filho bastardo de D. Afonso III, o Bolonhês, 5° rei de Portugal (1210-1279) chamado Martim Afonso, apelidado o “Chichorro” (homem de baixa estatura), casou-se com a herdeira da Casa dos Sousas, passando então os seus descendentes a usar o apelido Sousa.  Martim Afonso de Sousa descendia desse ramo, de Martim Afonso Chichorro, também chamado “Sousas do Prado”.

Por informações, agora, obtidas no site: htt ://assisbrasil.org/genearca.htmi, temos:

Um comentário:

  1. Uma vez escutei de um Embaixador - que não me recordo o nome - e apaixonado por genealogia, que a origem dos Sousas teria se dado através de um Cavaleiro Visigodo denominado SAUZA, que se estabeleceu as margens de um Rio, que por tomou o seu nome e a grafia SOUSA.

    ResponderExcluir