segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Heráldica dos Sousas


         Embora haja concordância nas palavras que descrevem as armas dos Sousas (antigas), na apresentação das figuras acima se observa pequena diferença. Esse timbre (pois esta fora do escudo) caracterizando alguma honraria de origem muito antiga, já que, até agora (não li nem vi) nenhuma referência específica. O metal heráldico prata simboliza e são significativos de pureza, integridade, obediência, firmeza, vigilância e eloquência. A cor vermelha (goles) denota fortaleza, vitória, ousadia, alteza e ardil. Os crescentes significam vitórias. 

A “Nobiliarquia Portuguesa”, de Antônio de Villas Boas e Sampaio, edição de 1676, esclarece que os “SOUSAS”, procedem de Martim Affonso Chichorro,  & de Affonso Dinis, filhos Del Rei D. Affonso III que casaram com duas netas de Mem Garcia de Sousa, neto do Conde D. Mendo, o Sousão, e quem veyo ficar esta Família”.

“He solar desta Família a Villa de Arrisana de Sousa que fundou D. Fayão Soares tronco deste apelido. Sam Sousas os Marqueses de Arronche, os Senhores de Gouvêa & outros Morgados”.

Com relação às “Armas dos Sousa”, Villas Boas diz que:-“ os que descendem de Martim Afonso Chichorro esquartelam as quinas de Portugal com as armas de Leão”: -( como timbre um leão das armas com uma grinalda sobre a cabeça, de prata, florida de verde).

Os que procedem de D. Afonso Diniz trazem as mesmas quinas esquartejadas com quadernas de meias-luas e, com timbre:- (um castelo de ouro, lavrado de negro). Estes descendentes, foram alcaides - mores de Arronches e, por isso, são chamados os “Sousas de Arronches”.

Parece que as primitivas armas dos Sousas eram as luas, às quais, posteriormente, juntaram os leões rampantes, pela sua ascendência porvir também dos reis de Leão; as quinas, por descenderem dos reis de Portugal.

O ilustre heraldista e estudioso destes assuntos, Major Santos Ferreira, no seu Harmorial Português nos dá, sobre a matéria, uma versão mais acessível e moderna com relação heráldica dos Sousas. Assim ele nos descreve as armas dos principais ramos da família dos Sousas:

1)     Brasão antigo: De vermelho, com uma quaderna de crescentes, de prata.
2)     Sousas de Arronches ou de Afonso Diniz: 1 e 4, de Portugal antigo; 2 e 3 de vermelho, com uma quaderna de crescente.
3)     Sousas do Prado, ou de Martim Afonso Chichorro : Escudo esquartelado 1 e 4, de Portugal antigo; 2 e 3, de prata, com um leão de púrpura.
4)     Sousas descendentes de D. Gonçalo de Sousa,  Mestre da Ordem de Cristo; Escudo esquartelado: 1 e 4, de Portugal antigo; 2 e 3, de prata com um leão de púrpura e ainda, brocaste  sobre o esquartelado e firmado nos bordos do escudo, uma cruz da Ordem de Cristo

Consta do Armonial Português, de Santos Ferreira, página 301, além da demonstração minuciosa de cada um, com relação aos brasões, o seguinte:-

1344-Sousa.......... Antigo.
1345-Sousa.......... De Arronches ou de Afonso Diniz.
1346- Sousa.......... Do Prado ou de Martim Afonso Chichorro.
1347-Sousa.......... De Gonçalo de Sousa Mestre de Christo.
1575-Sousa.......... De Arronche.
1576-Sousa.......... De Cordova.
1577-Sousa.......... Do Prado.
1578-Sousa.......... Deiró.
1579-Sousa.......... Feio.
1580-Sousa.......... Mesquita.

Eis as razões de eu sempre ter, como “origem”, e de “direito”, mostrar para terceiros, o que figura como as armas antigas dos Sousas (1).  Todavia, Tiago Galhardo de Sousa (78.3.31), com pouca idade, o único filho do meu primo Paulo Roberto Faria de Sousa (78.3.3), (  diga-se de passagem que este também é Dentista), julgou ser mais “o mais bonito”, de todos os desenhos que eu tinha feito, aquele que representava os Sousas do Prado. Eu o presenteei, dizendo que não era possível esclarecer melhor, justamente, o que ele havia escolhido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário