segunda-feira, 19 de setembro de 2011

No II/3º Regimento de Artilharia Anti-aérea

Em 1942

SETEMBRO:-

A 10 foi incluído no estado efetivo do II/3º Regimento de Artilharia Anti-Aérea- Seção Extranumenária, como reservista de 2ª categoria, convocado, tomando o nº 976.

A 11 foi público ter declarado optar pelos vencimentos no IAPETC.  OUTUBRO:- A12 foi público ter sido matriculado no C.C. G..

A 19 foi designado para a especialidade de administração do C.C.G..

NOVEMBRO sem  alteração.

DEZEMRO:- sem alteração. 
Em 1943:-

JANEIRO-

A 7, em aditamento ao Bol. Interno 5º, foi público ter embarcado no navio Almirante Jaceguai, fazendo parte de um comboio deslocado mo dia 23.11.42, às 9,30 do Rio de Janeiro para a sua, sede em Recife, (7ª R.M.) onde chegou às 8 horas do dia 30.11.42, conforme publicou o item XIX do Bol. Interno nº 93, de 23.11.42. e item II do Bol. Interno nº100 de 1.12.42, ficando aquartelado provisoriamente na Fábrica de Mosaicos à Rua da Fundição.

A 16, em aditamento ao Bol. Interno nº14 foi matriculado na especialidade de Administração do C.C.G.

Ainda a 18. Em aditamento ao Bol. Interno nº 14, foi classificado nas funções de cabo contador da Tesouraria.

FEVEREIRO:-

A foi público ter sido aprovado nos exames de C.C.G. na especialidade de Administração, em 1º lugar, com grau 7,5. Ainda a 1º foi promovido ao posto  de cabo  contador da Tesouraria.

A 18 foi público ter embarcado a 20 de novembro do ano p. findo no porto do Rio de Janeiro, a bordo do navio ”Almirante Jaceguay”, chegando a esta Capital às 8 horas do dia 30 do mesmo mês e ano.

A 22 o Exmo. Sr. Gen. Com. Interino da 7ª R.M. agradeceu-o pela colaboração eficiente que prestou a sua ação de Chefe durante o curto tempo que esteve sob o seu comando.

MARÇO:-

A 22 por ter sido aprovado no respectivo exame de seleção foi matriculado no C.C.S.

JUNHO:-

A 8, foi público ter baixado extraordinariamente ao H.M.R., ontem em conseqüência de acidente sofrido em serviço.

A 21 foi público que, conforme ata de inspeção de saúde que foi submetido de acordo com o art.1º letra j das instruções para a J.M.S. remetida com o ofício 1208 –S. de 18 do corrente, o seguinte parecer: “Há relação de causa e efeito entre o acidente sofrido e as condições mórbidas atuais. Ha vestígios do acidente”. Junte-se esta ata ao atestado de origem.

A 25 foi público ter deixado de prestar exame no C.C.S., por se encontrar baixado ao H.M.R..

JULHO:-  

A 7 foi público ter tido alta,  ontem, do H.M.R..

A 8 foi público ter sido restituído, depois de preenchidas as formalidades legais, o seu atestado de origem com o ofício nº 1349, de 6 do corrente, do Sr. Diretor do H.M.R., dói mandado entregar-lhe uma cópia do referido documento, Ainda na mesma data, foi público ter deixado de  prestar exame de C.C.S., por haver baixado ao H.M.R., devendo efetuá-lo no próximo sábado.

A 20, foi público ter sido aprovado nos exames que prestou de C.C.S,, com grau 6,7, em 2º lugar na especialidade de fileira.

SETEMBRO:-

A 9, foi público ter sido louvado nominalmente de acordo com a orientação contida em Bol. Interno nº142, de 19 de junho do corrente ano.

A 24, foi público ter sido transferido, por necessidade de serviço, para a Cia de Guardas do Q.G. do Exército, de acordo com o rádio nº1354 D2/3,  de 17/11/43, da D.A.(Transcrito do Bol. Regional, nº 228, de 23 do corrente) Em conseqüência foi excluído do estado efetivo do Grupo e desta unidade, ficando adido até seguir destino. 

OUTUBRO: -

A 2, foi público haver sido louvado pelo Snr. 1ºTen. I.E. Dulcídio de Barros Moreira, nos seguintes termos: ”Louvo o cabonº976 Elpenor de Sousa, por ter durante sua permanência nesta Tesouraria revelado ser ótimo auxiliar, disciplinado, demonstrando sempre uma fina educação e acentuado espírito de amor ao trabalho”.

A 16 foi público haver sido desligado do número de adidos ao Grupo e esta unidade por ter que  reunir-se a sua nova unidade. Na mesma data, foi público haver sido louvado pelo Snr. Capitão Cmt. desta subunidade, nos seguintes termos: Ao ser desligado o cabo Elpenor de Sousa louvo-o pela capacidade de trabalho, dedicação e espírito de disciplina, que, aliado ao preparo individual, o tornam um ótimo auxiliar”.

A 27 foi público achar-se arquivado na secretaria o requerimento para matricular-se no CPOR e solicitando matrícula no CPOR da 1ª R.M. por ter sido reprovado na inspeção de saúde.

Esclareço, por oportuno, que fiz um requerimento solicitando baixa do Exército, baseado em lei. Se a um oficial não era possível o uso de óculos, o mesmo, aconteceria, com maior  frequência ,  a um sargento.  O capitão esclareceu-me ser impossível o encaminhamento do mesmo. E ,ainda, que aqueles 30 dias de prisão estariam valendo. Discordando da prisão, rasguei o documento, imediatamente, entregando o mesmo, rasgado , em quatro partes, ao Capitão.





NA COMPANHIA DE GUARDAS DO QUARTEL GENERAL

Em 1943 =

SETEMBRO:-

A 14 foi transferido de ordem do Exmo. Snr. Ministro e por conveniência do serviço do II/3º Regimento de Artilharia Anti-Aérea para esta Cia, sendo em conseqüência incluído no estado efetivo da mesma, tomando o nº 396 e ficando considerado não apresentado.

OUTUBRO:-

A 21; com ofício nº 5511, de 20 do corrente, do Snr. Comandante Chefe do Gab. Da  Diretoria das Armas, apresentou-se ontem a esta Cia., recentemente  transferido para este Corpo, sendo classificado no 4º pelotão.

A 22 foi entregue a Secretaria um certificado de reservista de 2ª categoria, sob o nº 111.150. Na mesma data foi entregue a sargenteação uma relação de alterações, e a Secretaria uma ficha da informação e uma seleção.

A 27 foi entregue á Tesouraria uma guia de socorrimento.

NOVEMBRO:-

A 9,  foi transferido  do  4º pelotão para a Sec. Extra.

A 13, foi transferido da SEc. Extra para o 4º pelotão passando a pronto das funções de cabo do boletim.

A 22 , foi transferido do 4º pelotão para a Secção  Extra nas funções de cabo da Tesouraria.

DEZEMBRO:- Sem alterações.


Em 1944 =

JANEIRO:-

A 12 foi louvado individualmente pela disciplina demonstrada nesta Unidade, onde apesar de estar constantemente de serviço, nota-se a boa vontade em todos os trabalhos da caserna.=




FEVEREIRO:-

A 10, foi público não ter gozado as férias regulamentares relativas ao ano de 1943.=

MARÇO:-sem alteração. =


ABRIL:-

A 15, foi matriculado no C.C.S. para revalidação do curso que já possui. =


JULHO:- 

A 24, foi público ter sido aprovado em 2º lugar na C.C.S., com o grau 7,165.

A 26, de conformidade com o nº 38 do art. 55 e § 2º do art. 411, tudo do R.I.S.G., avisos nºs. 253-Prom. 3, de 21.1.1942 e 28, de 5.1.1943 e ainda autorizações contidas nos  Boletim das Armas 116, de 25.5.44 e 170, de 25.7.44, foi promovido a graduação de 3º Sargento. Na mesma data foi classificado no 1º pelotão de Fuzileiros.

DEZEMBRO:-

A foi licenciado das fileiras do Exército ativo, excluído e desligado do estado efetivo desta Unidade, conforme Plano de Licenciamento de referência em aditamento ao Bol. Reg. nº 259 de 6.11.44.  Na mesma data foi público o número de seu certificado de reservista nº 350.145. Ainda na mesma data foi público se considerado reservista de 1ª categoria de acordo com o Aviso nº 1901, de 18.8.44 .


No verso deste certificado 350.145, consta:- PENAS DISCIPLINARES: - n. de dias.Nenhuma punição sofreu durante o seu tempo de serviço.(ASS.) Ilegível (Cmte do corpo ou chefe de formação de serviço).

Posso esclarecer melhor o que de fato aconteceu em 12.10.42, ou seja, fazer a minha matrícula no C.C.G. .Eu disse ao Capitão Mourão que não desejava ser cabo. Ele respondeu “ou você assina já, ou então, a contar de hoje, leva 30 dias de cadeia”. Eu simplesmente assinei.

Na primeira prova do curso, eu fiz de propósito, errei quase todas as perguntas. Novamente fui chamado e o Cap. Mourão disse-me “você terá a oportunidade de corrigir este lapso. Você terá mais quatro provas a fazer. Se você não tirar o primeiro lugar, com a maior nota de todos os outros candidatos, aqueles 30 dias de cadeia estarão valendo”. O resultado esta na relação de alterações no dia 1º de Fevereiro de 1943: meu grau foi 7,5 e tirei o 1º lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário